Periodontia

É a especialidade da odontologia que realiza a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças que atingem o periodonto, como a gengivite e a periodontite.

As gengivites e as periodontites, quando não tratadas e acompanhadas, podem causar sérios danos à saúde oral e geral.

Na boca, a gengivite e a periodontite podem acometer o osso e os ligamentos que fixam os dentes, causando mobilidade dental, sangramento e, em alguns casos pode levar à perda dos dentes.

Na saúde geral, as gengivites e periodontites, não tratadas e acompanhadas, levam ao aumento do risco de infarto do miocárdio, de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), de doenças renais crônicas, dentre outros problemas.

Pacientes com mobilidade dental, sangramento, inchaço nas gengivas, mau hálito, gengivas mais edemaciadas e avermelhadas, devem procurar um periodontista para realizar avaliação e tratamento.

A doença periodontal não tem CURA, mas há TRATAMENTO e a ESTABILIDADE que é conseguida com a educação odontológica dos pacientes e com revisões periódicas.

Pacientes com problemas cardiológicos, diabéticos, asmáticos, dentre outras doenças, devem realizar controle periódico em intervalos reduzidos, conforme orientação do especialista, já que o risco destes é muito mais alto do que nos pacientes sem problemas sistêmicos.